ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Dia Mundial da Diabetes: rastreios gratuitos

Uma em cada 11 pessoas em todo o mundo vive com diabetes. A diabetes é uma doença crónica e uma das principais causas de cegueira, amputação, doença cardíaca, falência renal e morte prematura. Para evitar estas situações que podem ser uma ameaça à própria vida, é muito importante fazer o diagnóstico da doença atempadamente. Importante é também saber que 50% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos apenas com a adoção de alguns hábitos saudáveis de vida.

No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, o Hospital de Santa Maria – Porto associa-se à Federação Internacional da Diabetes com a realização de rastreios gratuitos a esta patologia, integrados na sua campanha “Novembro Azul”. Os rastreios são destinadas a pessoas a partir dos 18 anos. O objetivo é o de sensibilizar a população para a doença e contribuir para combater a tendência de aumento que se regista no nosso país.

Os rastreios incluem análise do historial clínico, monitorização da tensão arterial e análise dos níveis de glicemia. De acordo com os resultados alcançados, e em caso de necessidade, serão oferecidas consultas de Oftalmologia, Nutrição e Endocrinologia.

A iniciativa decorre na quinta-feira, 14 de novembro, nos seguintes horários: entre as 08h00 e as 14h00 realizar-se-á um controlo para diabéticos; e das 14h00 às 20h00 rastreio para indivíduos não diabéticos.

As inscrições são gratuitas e limitadas às vagas existentes e podem ser realizadas através do telefone 225 082 000.