ACONTECIMENTOS

DICAS

Ciclismo – prevenir as lesões

O ciclismo é uma modalidade desportiva bastante popular e amplamente difundida, praticada por pessoas de várias faixas etárias e diferente preparação física, desde o nível recreativo até à alta competição. Os benefícios da prática de ciclismo são reconhecidos, nomeadamente a capacidade singular de aumentar a performance cardiovascular impondo o mínimo de stress nas articulações dos membros inferiores. Contudo, à semelhança do que acontece em outras modalidades, também no ciclismo o risco de desenvolvimento de lesão está bem presente e não deve ser ignorado.

De uma forma geral, as lesões que mais afetam o ciclista são do foro musculo-esquelético e podem ser divididas em patologia traumática e de sobreuso. A patologia traumática resulta frequentemente de quedas durante a corrida e incluem as contusões, luxações e fraturas, sobretudo no membro superior, com as luxações acromioclaviculares e as fraturas da clavícula a merecerem especial destaque. A crescente promoção de medidas preventivas e de segurança, com vista ao uso de equipamento de proteção adequado tem-se mostrado essencial para minorar o risco e a gravidade destas lesões.

As lesões de sobreuso foram primeiramente descritas nos ciclistas de alta competição, expostos a cargas de treino elevadas e competições exigentes e desgastantes. A maioria dos artigos aponta as queixas crónicas de dor lombar, do joelho, tornozelo e região glútea como os sintomas mais frequentes. Devido ao número crescente de entusiastas da modalidade, este tipo de lesões crónicas deixou de ser exclusiva dos atletas de alta competição, verificando-se cada vez mais nos praticantes recreativos. Nestes últimos, muitas destas queixas resultam de inadaptação ergonómica à bicicleta ou preparação física deficitária.

O Hospital de Santa Maria – Porto dispõe de todos recursos para dar resposta às principais lesões do praticante de ciclismo, tanto em contexto agudo no serviço de atendimento permanente, onde conta com apoio de várias especialidades e meios complementares de diagnóstico adequados, como também em consulta especializada de Ortopedia ou Fisiatria.

O Hospital de Santa Maria – Porto associou-se este ano ao 29º Grande Prémio de Ciclismo Jornal de Notícias, uma prova de grande relevo no panorama desportivo nacional, tendo destacado uma equipa médica dedicada ao acompanhamento de cada uma das etapas da prova que assegurou a assistência aos atletas.

 

 

 

Dr. Diogo Soares