NEUROPSICOLOGIA

A Neuropsicologia é uma especialidade clínica que visa avaliar e caracterizar o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional do indivíduo.

Esta especialidade avalia funções cognitivas como a memória, atenção, linguagem e funcionamento executivo através de um exame neuropsicológico constituído por entrevista clínica, provas/testes psicométricos e escalas funcionais.

Este exame poderá ser útil no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, bem como em situações clínicas tão diversas como traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular cerebral (AVC), demências (ex. Demência de Alzheimer), Doença de Parkinson, entre outras.

Outra área de intervenção desta especialidade é o treino cognitivo através de programas de reabilitação cognitiva e estimulação cognitiva, que consiste em criar um plano adequado ao indivíduo e as suas necessidades cognitivas, de forma a recuperar défices ou estabilizar o processo de deterioração, e assim melhorar a autonomia do indivíduo e promover a qualidade de vida.