Provas Funcionais Respiratórias – Espirometria simples

Provas Funcionais Respiratórias – Espirometria simples

Exame de avaliação da função respiratória que permite diagnosticar ou acompanhar patologias respiratórias (asma, DPOC, outras), realizar avaliação pré-operatória, quantificar a capacidade respiratória em pessoas saudáveis (atletas), e outras. Através do sopro e de equipamento adequado, é possível quantificar a velocidade e quantidade de ar que é inspirado e expirado durante as manobras respiratórias.

 

PROCEDIMENTO: Antes de iniciar o exame é necessário registar o peso e a altura. Estes valores são essenciais para a correcta realização do exame. Estará sentado e estará a respirar para dentro de um tubo (aberto), com uma mola no nariz. A manobra a realizar consiste essencialmente em 3 passos: 1º Encher o peito de ar ao máximo, depois, em 2º, soprar o ar de forma muito rápida e aguentar o sopro durante alguns segundo, e no final, 3º inspirar novamente ao máximo. É necessário repetir a manobra, no mínimo, 3 vezes.

DURAÇÃO: O exame tem a duração aproximada de 30 minutos.

PREPARAÇÃO: Não deve fumar, beber bebidas estimulantes (café, chá) ou bebidas alcoólicas 2 horas antes da realização do exame. Não é necessário estar em jejum para a realização do exame, no entanto devem ser evitadas refeições pesadas 2 horas antes do exame. É importante interromper a medicação habitual RESPIRATÓRIA nas 12 horas que antecedem a realização do exame e deve trazer consigo o nome dos medicamentos no dia do exame.