ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Hospital de Santa Maria – Porto apoia as seleções portuguesas de voleibol

João Sousa, Gabriel Nunes e Hélio Dias são alguns dos fisioterapeutas do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital de Santa Maria – Porto que acompanharam a Federação Portuguesa de Voleibol nos últimos jogos, prestando apoio às seleções Sub-16 e Seniores, masculinas e femininas.

Oito anos depois, a Seleção Nacional de Voleibol Seniores Masculinos apurou-se para o Campeonato da Europa de 2019, após vencer a Albânia por 3-1, no passado dia 8 de janeiro. A equipa, orientada por Carlos Prata e que  teve na sua equipa técnica o fisioterapeuta do Hospital de Santa Maria  – Porto João Sousa, garantiu um lugar entre os cabeças de série no Campeonato da Europa a realizar-se em setembro deste ano.

Pela primeira vez na história do voleibol feminino português, a Seleção Nacional de Voleibol Seniores Femininos conquistou um lugar no Campeonato de Europa da modalidade. A seleção, comandada pelo treinador Rui Moreira, teve o apoio do fisioterapeuta Gabriel Nunes (também ele profissional do Hospital de Santa Maria – Porto), nos últimos dois jogos bastante difíceis, mas que permitiram alcançar o feito histórico.

Ainda no voleibol feminino, mais um colaborador do Hospital de Santa Maria – Porto, o fisioterapeuta Hélio Dias, acompanhou a seleção feminina, liderada por Manuel Almeida, no Torneio WEVZA Feminino Sub-16, na cidade francesa de Harnes, que se realizou entre os dias 8 e 12 do mês de janeiro. O torneio WEVZA, fundado em 2013, é composto por oito países – Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, França e Suíça – e representa a fase zonal de qualificação para o Europeu Sub-16.

Ao longo dos últimos anos, a presença dos fisioterapeutas do Hospital de Santa Maria – Porto nos jogos de voleibol tem vindo a destacar-se cada vez mais. Além das provas do campeonato, os nossos profissionais apoiam a modalidade nos Campeonatos de Voleibol de Praia, entre os meses de Junho a Agosto.