Guia de Acolhimento

Encontre aqui toda a informação sobre a melhor forma de beneficiar dos nossos serviços de Internamento — o nosso objectivo é ajudá-lo a restabelecer-se o mais rapidamente possível. Esforçar-nos-emos para que, durante a sua estadia, se sinta rodeado de atenção, conforto e carinho. Não hesite em solicitar a nossa ajuda sempre que necessite.

SERVIÇOS DE INTERNAMENTO

Realize o seu processo de internamento no Piso 0 com a nossa equipa administrativa, para o que deverá apresentar toda a documentação que lhe foi fornecida previamente pelo seu médico assistente.

Aqui será incluído no seu processo clínico o Consentimento Informado (se preenchido previamente na consulta) assinado por si e pelo seu médico, após ter sido esclarecido pelo mesmo da sua proposta terapêutica.

No serviço de internamento será recebido por um enfermeiro que o orientará na sua instalação e o informará sobre os procedimentos subsequentes.

1. SERVIÇOS DE INTERNAMENTO

Os serviços de internamento estão dotados de quartos privados e semiprivados, com duas camas e instalações sanitárias adequadas à sua higiene e adaptadas a pacientes com mobilidade reduzida.

Os vários serviços de internamento do Hospital são os seguintes:

  • Pavilhão de Santa Clara
  • Pavilhão de S. Francisco
  • Pavilhão de S. José
  • Pavilhão Irmã Rita de Jesus
  • Pavilhão Senhora das Neves
  • Pavilhão Menino Jesus
  • Pavilhão de Sto. António

2. ESTADIA

O que deve trazer

Apesar de poder existir no seu processo individual alguma informação administrativa, clínica e social, é aconselhável ter consigo:

  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade
  • Cartões do Hospital, da Segurança Social, do Subsistema de Proteção na Doença (SAMS, ADSE, ADME…)
  • Exames complementares de diagnóstico e informações médicas
  • Um saco pequeno com roupão, chinelos, roupa interior, objectos e produtos de higiene pessoal, pijamas ou camisas de dormir
  • Passatempos preferidos (revistas, livros, jornais, música)

O que não deve trazer

  • Alimentos, bebidas e outras substâncias que se deteriorem à temperatura ambiente e que não são aconselhados no processo terapêutico
  • Dinheiro, cheques, jóias e outros objectos de valor. Se não teve oportunidade de os entregar à sua família pode pedir à Tesouraria para os guardar no cofre.

O Hospital não se responsabiliza pelos objectos que não foram confiados à sua guarda.

Visita médica

A visita médica é assegurada pelo seu médico assistente. Nela podem participar vários profissionais da equipa de saúde que lhe presta cuidados.

Informação Clínica

De acordo com a legislação em vigor, toda a informação sobre a evolução do estado de saúde do doente será disponibilizada diretamente ao próprio.

Nos casos em que o doente se encontre incapaz de receber ou transmitir essa informação, o acompanhante ou um familiar direto poderá substituí-lo. Para tal deverá dirigir-se ao serviço de internamento e solicitar informações.

Informações via telefone aos familiares podem ser prestadas através do telefone 225 082 000.

Realização de exames e tratamentos

Nas instalações do Hospital serão realizados todos os exames complementares e tratamentos que o seu médico assistente considere necessários, tais como:

  • Radiografia
  • Ecografia
  • Tomografia Computorizada
  • Ressonância Magnética
  • Ecocardiografia
  • Endoscopia
  • Análises Clínicas
  • Mamografia
  • Osteodensitometria.

Refeições

De acordo com as ementas disponíveis vai ter oportunidade de escolher com antecedência as refeições do almoço e do jantar.

Se tiver hábitos ou necessidades alimentares específicos, comunique-os ao seu médico e enfermeira para serem tidos em consideração na orientação da sua dieta.

As refeições são servidas nos quartos, nos seguintes horários:

Horário
Pequeno-almoço A partir das 08:00h
Almoço A partir das 12:00h
Lanche A partir das 16:00h
Jantar A partir das 19:00h
Ceia A partir das 22:00h

3. VISITAS E ACOMPANHANTE

O acompanhamento e a visita dos seus familiares e amigos são contributos importantes para o seu bem-estar e merecem acolhimento especial. Por isso, pedimos que tenha em consideração as seguintes regras aplicáveis, salvo indicação em contrário do seu médico assistente:

Quartos Privados Quartos Semi privados
Acompanhante Permanente Pode ficar hospedado um acompanhante, de acordo com as condições tabeladas Não é permitido.
Visitas Número de visitantes é no máximo até seis (6) em simultâneo, com horário disponível das 10h até às 21h Número de visitantes é no máximo até três (3) em simultâneo, com horário disponível das 10h até às 21h

Os visitantes devem estar identificados com o Cartão de Identificação de Visitas que deve ser colocado em local visível. Este cartão é levantado no serviço de Receção, Piso 0, contra a apresentação de um documento identificativo (não pode ser bilhete de identidade). No final da visita os cartões devem ser devolvidos no mesmo local.

No sentido de preservar o seu bem-estar e o seu conforto não devem estar presentes mais do que o número definido de visitantes por doente e as visitas de crianças com idade inferior a 10 anos deverão ser evitadas.

4. OUTROS SERVIÇOS

Assistência Religiosa

No Hospital há uma capela e um Padre Capelão, que presta assistência espiritual permanente, assim como Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores, que prestarão a assistência que solicitar.

O horário das missas, na capela, é o seguinte:

Semana: 7h30

Domingos e dias santos: 10h30

Comunicação com o exterior – Se professar uma religião diferente, pode solicitar a presença do seu ministro. Faremos todos os possíveis para facilitar estes contactos.

Telefone – No seu quarto dispõe de telefone privativo. Nos quartos semiprivados não há telefone privativo, porém, existe um telefone disponível no Serviço.

Correio – Pode expedir e receber a sua correspondência através da secretaria.

Telemóvel – Há locais no hospital onde o uso destes aparelhos é condicionado ou mesmo proibido. Cumpra rigorosamente as indicações. Utilize o modo de vibração ou toque no volume mínimo. Lembre-se que deve respeitar a hora do silêncio e os outros doentes.

Internet – No seu local de internamento, poderá aceder à internet, bastando para tal informar o responsável do Serviço.

5. ALTA HOSPITALAR

Sendo a alta um momento importante do seu tratamento, todos os elementos da equipa de saúde intervêm na previsão das condições em que esta se vai processar.

Tentaremos, sempre que possível, programá-la consigo, com o seu acompanhante ou familiares e, eventualmente, com as entidades a que necessite de ser referenciado.

A decisão da data em que deixará o Hospital compete ao seu médico assistente.

Antes de deixar o hospital, deverá:

Esclarecer com os profissionais que cuidaram de si todas as dúvidas e confirmar as orientações sobre os cuidados a ter em casa.

Confirmar que tem: o relatório médico de alta, o certificado de incapacidade temporária (atestado do médico) e as receitas dos medicamentos devidamente identificados (vinhetas e carimbos); a data de marcação da próxima consulta e exames; os seus objetos pessoais.

Se, após a alta, lhe surgirem dúvidas ou houver agravamento do seu estado de saúde deverá contactar o médico ou equipa que o trata, ou o serviço onde esteve internado, através do telefone 225 082 000. Nota: Com este contacto poderá evitar uma deslocação desnecessária ao hospital.

Esperamos que o atendimento no nosso hospital corresponda às suas expetativas. A nossa equipa de médicos, enfermeiros, auxiliares e cuidadores terá sempre como principal objetivo e preocupação o seu bem-estar e o máximo conforto na sua estadia.