ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Hospital de Santa Maria – Porto apoia SNS no combate à COVID-19

O Hospital de Santa Maria – Porto vai apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à COVID-19, através da cedência de camas e equipamentos, como ventiladores, monitores e seringas perfusoras.

No contexto da pandemia COVID-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, o Hospital de Santa Maria – Porto está disponível para receber doentes do foro ortotraumatológico agudos e para promover o seu tratamento. A capacidade de resposta pode ir até às 24 camas de internamento para este tipo de doentes, que serão assistidos por um quadro médico constituído por quatro Ortopedistas, com apoio de um médico Internista e Clínicos Gerais. Neste momento, o hospital já cedeu um ventilador, um monitor e uma seringa perfusora a um dos hospitais de referência para a COVID-19.

Apesar das limitações devidas à situação atual de pandemia, o Hospital de Santa Maria – Porto mantém o foco na sua missão de prestação de cuidados de saúde de excelência, continuando a sua atividade diária, com as condicionantes impostas pela sua Comissão de Controlo de Infeção e pelo seu Plano de Contingência, seguindo as recomendações da DGS e Colégios da Especialidade da Ordem dos Médicos. Neste âmbito, está a ser assegurada a realização de consultas, quer presenciais quer por telemedicina, e exames, bem como de intervenções cirúrgicas urgentes às vítimas de acidentes de trabalho e viação de múltiplas companhias de seguros.