ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Implementado sistema de triagem na entrada do Hospital

Com o objetivo de evitar a propagação da COVID-19, e para maior segurança dos nossos utentes e profissionais de saúde, a partir do início de abril, e à semelhança do que já era efetuado aos nossos profissionais, implementamos um sistema de triagem na entrada do Hospital. A triagem é feita por um enfermeiro através da medição de temperatura e preenchimento de questionário clínico. É também fornecida uma máscara de proteção respiratória individual a todos os utentes.

Neste período de rápida disseminação da infeção COVID-19, provocada pelo vírus SARS-Cov-2, seguimos todas as orientações de proteção e segurança ditadas pelas autoridades sanitárias nacionais, de forma a eliminar as possibilidades de contaminação. Estamos certos que a triagem aos utentes na entrada do Hospital irá minimizar o risco de focos de infeção vindos do exterior, bem como reforçar a segurança de todos.

Apesar das limitações devidas à situação atual de pandemia, o Hospital de Santa Maria – Porto mantém o foco na sua missão de prestação de cuidados de saúde de excelência, continuando a sua atividade diária, com as condicionantes impostas pela sua Comissão de Controlo de Infeção e pelo seu Plano de Contingência.

Relembramos que, neste período de isolamento físico e social, as entradas no Hospital são limitadas a utentes com exames, consultas, tratamentos ou cirurgias agendadas. Não são permitidas as visitas aos doentes internados, bem como acompanhantes de doentes no acesso aos serviços para exames, procedimentos e consultas externas. Consideram-se exceções os doentes pediátricos e todos aqueles que não têm capacidade de expressão.