MÉDICOS

Dra. Maria Teresa Osório

GINECOLOGIA-OBSTETRÍCIA, GINECOLOGIA ONCOLÓGICA

Currículo Académico

Licenciada em 1959 em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Curso de Medicina Sanitária.

Curso de Medicina Tropical.

Pós-Graduada em Colposcopia pelo Instituto Dexeus.

Pós-Graduada em Colposcopia e Endoscopia Ginecológica e em Programas de Rastreio do Cancro Ginecológico no Hospital La Conception (Marselha, França).

Realizou, ao longo de 12 anos, 12 cursos Internacionais de Atualização de Ginecologia Oncológica no IPO do Porto.

Estágios Clínicos: Hospital Universitário de WithWatersrand (Joanesburgo, África do Sul) em Patologia da Mulher Africana e em Endocrinologia Ginecológica; Hospital de La Paz (Madrid, Espanha); Hospital Clínico de Barcelona (II Cátedra de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina com especial interesse para o Programa de Deteção Precoce e Rastreio do Cancro); Hospital S. Pierre nos Serviços de Ginecologia (Bruxelas, Bélgica).

 

Carreira profissional

É sócia-fundadora da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG), tendo já ocupado os lugares de Presidente, Vice-Presidente, Secretária Geral, Presidente da Assembleia Geral e Presidente da Secção de Ginecologia Oncológica.

Na Liga Portuguesa Contra o Cancro foi Assessora da Direção, vogal da Direção, Diretora do Departamento de Educação para a Saúde e é, atualmente, Secretária da Assembleia Geral Nacional.

Participa ativamente no “Annual Report” de Cancro Ginecológico.

Como Co-Chairman, integrou o “National Advisory Board” da CAWAC (Caring about Women and Cancer).

Integrou a Comissão de Reestruturação de Saúde Materno-Infantil em Portugal. Fez também parte do Grupo de Trabalho para a criação de Subespecialidade de Ginecologia Oncológica do Colégio da Especialidade de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos.

Foi monitora de Patologia Cirúrgica na FMUP. Na Escola de Enfermagem da Carcereira, lecionou as disciplinas de Anatomia e Obstetrícia. Foi Docente do Mestrado em Oncologia do ICBAS/IPO.

Especialista de Ginecologia pelo Instituto Português de Oncologia do Centro do Porto e mais tarde Chefe de Serviço e Diretora de Serviço durante 17 anos. No IPO, foi também Chefe de Clínica de Ginecologia, coordenadora do Ciclo de Estudos Especiais de Ginecologia Oncológica e subdiretora para o Ensino. Na Comissão Oncológica da Zona Norte, representou o IPO Francisco Gentil.

Integrou a 123ª Reunião Científica da SPG no Centro Hospitalar de S. Januário em Macau. Também com a SPG, esteve presente no Simpósio sobre os 50 anos da “Schering Lusitana”.

Trabalhou nos Hospitais da Misericórdia em Vila Nova de Gaia e Lamego. Também em Vila Nova de Gaia, foi diretora do Serviço de Ginecologia. Em Lamego, no Hospital, estruturou e dirigiu o serviço de Ginecologia e Obstetrícia.

Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian no IPO de Lisboa, com vista à instalação do Serviço de Ginecologia no futuro Instituto Português de Oncologia de Lourenço Marques.

Aquando do Ultramar, exerceu funções no Hospital Miguel Bombarda em Lourenço Marques.

Filiações em Associações ou Sociedades Científicas: Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG); Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO – Sócia-Fundadora), Associação Portuguesa de Investigação Oncológica (APIO – Secretária), Sociedade Portuguesa da Medicina da Reprodução (SPMR – Sócia-Fundadora), Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS – Sócia-Fundadora), Sociedade Europeia de Infeções em Ginecologia e Obstetrícia (ESIDOG – Sócia-fundadora), Sociedade Francesa de Ginecologia (SFG), Sociedade Europeia de Ginecologia Oncológica (ESGO), Organização de Investigação Europeia em Infeções Genitais e Neonatais (EUROGIN), Grupos Cooperativos do Cancro da Mama, Cancro Ginecológico e Qualidade de Vida da Doente Oncológica da APIO, Membro da UPICO/UEMS.

Distinções/Prémios: Comenda da Ordem de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Presidência da República em 2015; Louvor do diretor do Hospital Lourenço Marques pelos serviços prestados na Assistência Materno-Infantil em 1969; Prémio Nacional de Oncologia em 1998; Medalha de Ouro da Cidade de Lamego em 2012 pelos serviços prestados na Assistência Materno-Infantil; Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos em 2014.

Participações em congressos: Presidente de Honra no X Congresso Nacional de Ginecologia, Presidente no VII e VIII Congressos Nacionais de Ginecologia.