MÉDICOS

Dr. Rui Pinto

ORTOPEDIA
Inglês

Currículo Académico

Licenciado em 1975 em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto;

Internato de Especialidade de 1981-87.

Área de Diferenciação: Cirurgia da Coluna, Anca, Joelho e Traumatologia

É Especialista de Ortopedia e Traumatologia.

Carreira profissional

É Chefe de Serviço de Ortopedia e Traumatologia;

Médico no Hospital de Santa Maria – Porto, onde é coordenador clínico para a Companhia de Seguros Zurich.

Atualmente é Diretor Clínico do Hospital de Santa Maria – Porto e membro do Conselho de Ensino da AOTrauma em Portugal, paralelamente às funções de revisor de comunicações livres na área da Traumatologia e Coluna da SPOT, EFORT e SICOT;

Já ocupou os cargos de Presidente da SPOT e da SPPCV;

Foi Chefe de Equipa de Urgência do Hospital de S. João entre 2004 e 2005;

É Professor Assistente Convidado de Ortopedia e Traumatologia da FMUP e membro do Ensino da Fundação AO. Foi Monitor de Biologia Médica, Histologia e Embriologia.

Experiência em colheita e aplicação de aloenxertos como membro do Banco de Tecidos Musculo Esqueléticos do Centro Hospitalar S. João, acreditado pela DGS desde Dezembro de 2016.

Filiações em Sociedades Científicas: Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), Sociedade Internacional de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica (SICOT), European Federation of National Associations of Orthopaedics and Traumatology (EFORT), Sociedade Portuguesa de Atroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT), AOTrauma Europa e AOSpine, International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS), American Association of Orthopaedic Surgeons (AAOS), Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV).