ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Novo horário de Terapia da Fala

A  Terapia da Fala tem novos horários para atendimento, disponíveis já a partir de segunda-feira 8 de abril. Assim, as consultas/tratamentos desta especialidade, com a Terapeuta Mónica Melo, funcionarão nos seguintes horários: às segundas-feiras, das 16h15 às 20h00, e às quartas-feiras, das 16h15 às 20h00.

A Terapia da Fala funciona no Serviço de Medicina Física e Reabilitação e possui acordos com todas as convenções/subsistemas.

A Terapia da Fala atua ao nível dos problemas de linguagem, fala, comunicação, voz e problemas de mastigação e deglutição. Esta especialidade é mais conhecida pela sua intervenção na infância, pela dificuldade na articulação de algumas palavras ou pelas dificuldades presentes na leitura e escrita. No entanto, a intervenção ao nível da linguagem pode acontecer também num pós-AVC ou após um traumatismo, e estes já nos remetem para a idade adulta e sénior. Nestes casos, os terapeutas atuam não só ao nível da linguagem, mas também ao nível da motricidade e deglutição.

A rouquidão permanente, dificuldade em falar com a intensidade que se pretende e dores aquando da vocalização também são motivos de procura do Terapeuta da Fala, sendo muitas vezes os professores, jornalistas, auxiliares de educação e atores os protagonistas nesta procura.

Outra área para a qual é importante consultar um terapeuta da fala são as questões relacionadas com motricidade orofacial, o que pode ser o caso de pacientes com paralisias faciais ou disfunções na articulação tempero mandibular.