ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Parceria entre o Hospital e Paincare realiza cirurgia da “menina-milagre”

Foi realizada no Hospital de Santa Maria – Porto, através de uma parceria com a Clínica Paincare e o seu cirurgião ortopédico especialista em Cirurgia do Pé, Dr. Franz Walter Boensch, a cirurgia do pé direito de Marta Nogueira, a “menina-milagre” que, em 2015, foi alvejada na cabeça tendo ficado com inúmeras lesões, físicas e neurológicas.

A paciente foi submetida a várias intervenções cirúrgicas ao pé direito, nomeadamente aos quatro dedos menores do pé, com recurso a anestesia loco-regional do pé e sedação. O objetivo da cirurgia foi corrigir a postura dos quatro dedos que se encontravam em garra, consequência neurológica devido à situação cerebral conhecida. Pretendia-se que a doente pudesse ganhar mais equilíbrio nos pés, pois apenas consegue andar com apoio de canadianas, e, consequentemente, ganhar mais autonomia.

“As técnicas cirúrgicas passaram por artroplastias de ressecção, artrodeses interfalângicas e transferências dos tendões flexores de quatro dedos do pé. A cirurgia ao pé direito correu bem, como previsto, e a Marta terá ainda de passar por fisioterapia a iniciar cerca de quatro a seis semanas após a cirurgia. Em novembro, prevemos realizar a cirurgia ao pé esquerdo”, salienta o Dr. Franz Walter Boensch.