ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Pós-Graduação em Cuidados Paliativos na ESSSM

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria vai promover, no próximo ano letivo, um novo curso de pós graduação – trata-se da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos. O curso é dirigido a enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, gerontólogos, técnicos superiores de saúde, juristas e assistentes espirituais, entre outros que possam ter interesse no tema.

A Pós-Graduação em Cuidados Paliativos tem a duração de um ano letivo (60 ECTS), dividido em 10 mensalidades de 250€ (oferta de 50% na primeira mensalidade, para quem se inscrever na 1ª fase) Não tem custos de candidatura ou matrícula. As candidaturas já abriram e a 1ª fase termina no próximo dia 13 de Julho.

Coordenado por reconhecidos especialistas na área, o curso tem um programa completo e abrangente, com vista a responder aos seguintes objetivos:

  • Compreender a importância dos valores, princípios e filosofia dos cuidados paliativos, aplicando-os ao nível da prática de cuidados, investigação e gestão dos cuidados.
  • Desenvolver o sentido de reflexão ético-crítica e a tomada de decisão face a assuntos complexos frequentes em cuidados paliativos.
  • Identificar os princípios basilares do controlo e monitorização de sintomas em cuidados paliativos.
  • Adquirir e demonstrar competências na implementação de um plano de cuidados interdisciplinar, dirigido à pessoa em cuidados paliativos, bem como à sua família.
  • Demonstrar competências no âmbito dos pilares de atuação em cuidados paliativos: comunicação, trabalho em equipa, controlo de sintomas e luto.
  • Desenvolver competências de investigação orientadas para as especificidades e limites da investigação em cuidados paliativos.