ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Sensibilização para a Diabetes no Hospital de Santa Maria – Porto

No mês de novembro, o Hospital de Santa Maria – Porto põe em prática a operação “Novembro Azul”, uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar para a prevenção da Diabetes, uma das maiores epidemias da atualidade. Assim, nos dias 14, 15 e 16 realizam-se rastreios gratuitos de prevenção e controlo da Diabetes, destinados a toda a população a partir dos 18 anos, especialmente pessoas que padecem desta doença e pretendem fazer um acompanhamento do seu estado.

As consultas de rastreio são limitadas às vagas existentes e necessitam de inscrição prévia através do telefone 225 082 000.

O objetivo principal desta iniciativa é o de sensibilizar a população para a diabetes e contribuir para combater a tendência de aumento que esta doença regista no nosso país. Com efeito, Portugal é um dos países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes, estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.

Com este rastreio, pretende-se identificar a população com risco de desenvolver Diabetes; reduzir a população com risco de desenvolver diabetes tipo II e diagnosticar precocemente as pessoas com diabetes. São ainda objetivos desta ação promover a melhoria da qualidade clínica do seguimento da pessoa com Diabetes nas consultas da especialidade no Hospital de Santa Maria – Porto e fazer deste hospital uma instituição de referência para estes doentes.

No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, o Hospital propõe ainda um “Pequeno-Almoço Saudável”, com propostas nutritivas e com baixo teor de açucares, disponíveis neste dia na sua cafetaria.

A iniciativa é promovida em colaboração com a Equipa de Enfermagem do Serviço  Médico de Atendimento Permanente e as especialidades de Endocrinologia, Nutrição, Oftalmologia e Cirurgia Vascular, que oferecem consultas para os pacientes cujo diagnóstico apresente indicação para as mesmas.