ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Workshop para crianças sobre alimentação saudável e sustentável

O Hospital de Santa Maria – Porto celebra hoje, 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação com uma iniciativa de sensibilização dirigida às crianças. Intitulado como “Comer Saudável é Mais Divertido”, o workshop é direcionado às crianças do ensino básico com o objetivo de sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável e sustentável.

Acompanhando o tema da campanha mundial deste ano “Fome Zero”, o programa inicia pelas 9h30 com uma conversa com as crianças sobre a sustentabilidade e o combate à fome no Mundo. Seguem-se os temas relacionados com os hábitos de alimentação saudável, como a importância da sopa e dos vegetais, a importância do pequeno-almoço e da ingestão de frutas, bem como a água como bem que se esgota.

“Esta é mais uma iniciativa que dirigimos às escolas no sentido de sensibilizar para uma alimentação saudável, um hábito que está na base da prevenção da doença. Para além desta iniciativa, durante todos os dias do ano no Hospital de Santa Maria – Porto trabalhamos de forma a não produzir sobras alimentares, com o compromisso de promover a sustentabilidade através de utilização de produtos de época e um planeamento eficaz realizado pela nossa equipa de Nutrição”, revela Lurdes Serra Campos, diretora geral do Hospital.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se a 16 de outubro de cada ano, sendo um dos dias mais celebrados no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU). Esses eventos promovem consciencialização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. O Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade para demonstrar o compromisso de todos com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – alcançar a meta da #FomeZero em 2030.