ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Dê sangue – Seja herói por um dia!

Neste Dia Mundial do Dador de Sangue (14 de junho), o Hospital de Santa Maria – Porto vem, mais uma vez, apelar à dádiva de sangue e alertar para a importância deste ato que salva milhões de vidas e ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes todos os dias. Toda a população com mais de 18 anos e menos de 65 pode doar sangue, desde que tenha um peso mínimo de 50 kg e se encontre de boa saúde.

“Todos os anos neste dia lançamos a nossa campanha “Herói Por um Dia”, com um apelo muito especial à dádiva de sangue. Com as medidas de contingência implementadas sugerimos a todos quantos queiram doar que se dirijam diretamente às instalações do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, onde poderão fazê-lo, com toda a segurança. Sejam heróis por um dia e ajudem a salvar vidas!”, apela Lurdes Serra Campos, diretora geral do Hospital de Santa Maria – Porto.

Para garantir que todos os que precisam de sangue seguro tenham acesso a ele, todos os países precisam de dadores voluntários que doem sangue regularmente. Durante a pandemia de COVID-19, apesar da mobilidade limitada e outros desafios, os dadores de sangue em muitos países continuaram a doar o seu sangue e plasma para pacientes que necessitavam de transfusões.

Nesta época de crise sem precedentes, é crucial o papel dos dadores de sangue, voluntários e não remunerados, para garantir um suprimento de sangue seguro e produtos sanguíneos, como o plasma, para uma resposta adequada em tempos normais e de emergência.

Este ano, o lema do Dia Mundial do Dador de Sangue é “Doe sangue e mantenha o mundo a pulsar”. A mensagem destaca a contribuição essencial dos dadores de sangue para manter o pulsar do mundo, salvando vidas, e reforça o apelo global para que mais pessoas doem sangue regularmente e contribuam para uma saúde melhor.

Assim, o Hospital de Santa Maria – Porto apela à consciência de todos, principalmente dos mais jovens, para este ato de solidariedade que é a dádiva de sangue. Seja herói por um dia, ajude a salvar vidas!

Não deverá deslocar-se ao espaço de colheita:

  • Se tiver febre, tosse ou falta de ar, dores de cabeça fora do normal ou perda de olfato ou paladar;
  • Se viajou ou esteve em contacto direto com alguém que tenha sido identificado como potencialmente infetado;
  • Se é proveniente de uma zona em quarentena.

Saiba mais em www.ipst.pt

Centro de Sangue e da Transplantação do Porto | Rua do Bolama, nº 133, 4200-139 Porto

Email: promocaocstp@ipst.min-saude.pt

Telefone: +351 22 004 52 40