ACONTECIMENTOS

DICAS

4 hábitos simples para uma vida mais saudável

Sabia que as pessoas que escolhem certos hábitos de vida saudáveis reduzem significativamente os seus riscos de doença? Veja aqui se está a seguir estas opções saudáveis.

Um estudo do Instituto Johns Hopkins abrangendo 6,200 homens e mulheres durante mais de oito anos descobriu que aqueles que adotaram quatro hábitos saudáveis quotidianos reduziram as hipóteses de morte por todas as causas, durante aquele período de tempo, numa estrondosa percentagem de 80%.

Como viver mais tempo? Aqui estão quatro simples fatores que podem ajudar, todos ao seu alcance.

  1. Não fume.

Embora o seu melhor plano para viver durante mais tempo seja adotar estes quatro hábitos saudáveis ao mesmo tempo, se tivesse de escolher apenas um, segundo os investigadores – seria este.

É que fumar não afeta só as artérias coronárias e os pulmões, os fumadores também têm taxas mais elevadas de cancro e risco de enfarte. Fumar afeta muitos sistemas de órgãos, debilitando o organismo e expondo-o a doenças.

  1. Mantenha um peso saudável.

As pessoas mais saudáveis deste estudo mantinham um Índice de Massa Corporal (IMC) – um ratio entre Altura e Peso que mede a massa corporal – abaixo de 25.

Para descobrir qual o seu IMC, pode procurar o seu Médico de Família ou o seu Nutricionista. Para alcançar – e manter – um IMC saudável, aplique-se nos hábitos saudáveis que lhe apresentamos em seguida.

  1. Levante-se e mexa-se.

Tente realizar pelo menos 30 minutos de atividade diária, todos os dias da semana (só ao fim-de-semana não vale!). Se for mais fácil, tente dividi-los em blocos de 10 minutos cada – por exemplo 10 minutos de caminhada de manhã, mais uma caminhada de 10 minutos a seguir ao almoço e um passeio de 10 minutos a seguir ao jantar.

  1. Opte por comida saudável.

Este estudo descobriu que as pessoas mais saudáveis dentro deste grupo seguiam uma dieta do estilo mediterrânico. Ou seja, uma dieta rica em frutas frescas e vegetais, frutos secos que contêm óleos saudáveis, mais peixe (e menos carnes vermelhas), carbohidratos de cereais completos e azeite virgem para cozinhar.

Mude a sua vida, comece hoje o seu plano para uma vida saudável!

Se precisar de algum esclarecimento ou alguma ajuda relativamente à sua saúde, consulte a nossa equipa de Médicos de Medicina Geral e Familiar sempre disponíveis para cuidar de si e da sua família. Marque a sua consulta através do 225 082 000.