ACONTECIMENTOS

DICAS

A importância do sono na saúde

Ter uma boa noite de sono é essencial para ajudar a manter uma boa saúde e contribuir para o bem-estar geral. No que respeita aos seus efeitos na saúde, o sono é tão importante como praticar exercício físico ou fazer uma alimentação saudável.

A sociedade moderna tem, muitas vezes, uma atitude demasiado passiva relativamente ao sono, não lhe dando a importância devida. No entanto, é fundamental que as pessoas façam um esforço para obter as horas suficientes de sono de uma forma regular, porque isso influencia a sua saúde geral de uma forma muito significativa e muito impactante.

Ficam aqui algumas dicas para que possa conhecer com mais detalhe todos os benefícios de uma boa noite de sono:

Melhora a produtividade e concentração

Existem vários estudos que demonstram que o sono está diretamente ligado a várias funções do cérebro, designadamente aquelas relacionadas com a concentração, a produtividade e a aprendizagem. Estas funções melhoram de forma significativa com um sono de qualidade.

Um estudo mais recente publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry demonstrou que o padrão de sono das crianças tem um impacto direto no seu comportamento e na sua performance académica, pelo que a quantidade de horas de sono é ainda mais importante nos mais jovens. As crianças e jovens em idade escolar devem fazer, no mínimo, 10 horas a 12 horas de sono diariamente.

Melhor controlo de ingestão de calorias

Existem evidências que sugerem que uma boa noite de sono pode ajudar o organismo a consumir menos calorias durante o dia, isto porque os hábitos de sono podem afetar as hormonas responsáveis pelo apetite. Ou seja, quando uma pessoa não dorme o suficiente isso pode interferir com a sua capacidade para regular a ingestão de alimentos, aumentando a vontade para comer alimentos mais calóricos e, consequentemente, aumentando o peso.

Melhor performance física e desportiva

Os médicos aconselham 7 a 9 horas como a quantidade ideal de horas de sono para um adulto e, no caso de atletas, é aconselhado que esse número seja de pelo menos 10 horas. Com efeito, o sono é tão importante para desportistas e atletas como a quantidade de calorias e nutrientes que ingerem.

Uma das razões para a necessidade de mais ou menos horas de sono é porque o corpo e todas as suas células regeneram-se durante o sono. Mas também porque um sono de qualidade também ajuda o cérebro a funcionar melhor, o organismo a produzir mais energia, a melhorar a coordenação motora, a adquirir mais velocidade e a funcionar melhor mentalmente.

Diminui o risco de doenças do coração

Um dos maiores riscos para o desenvolvimento de doenças do coração é a hipertensão arterial. Existem estudos que evidenciam que assegurar um descanso adequado todas as noites ajuda o corpo a regular a tensão arterial e, logo, diminui o risco de desenvolver hipertensão.

Dormir bem, e na quantidade de horas suficiente, ajuda a promover um melhor estado geral de saúde do coração.

Previne a depressão

A associação entre o sono e a saúde mental tem sido alvo de várias pesquisas ao longo dos anos. Uma conclusão a que os cientistas chegaram é que existe uma ligação clara entre falta de sono e depressão. Os estudos demonstram que as pessoas com perturbações do sono, como insónia, são mais propensas a desenvolver sinais de depressão ou estados depressivos.

Diminui a inflamação e fortalece o sistema imunitário

Existe uma ligação entre um sono adequado e retemperador e redução de doenças inflamatórias no organismo. Por exemplo, um estudo no World Journal of Gastroenterology sugere que existe uma relação entre a privação do sono e doenças inflamatórias intestinais ou outras que afetam o trato gastrointestinal.

O sono ajuda o corpo a reparar, regenerar e recuperar. O sistema imunológico não é exceção a essa relação e algumas pesquisas mostram como uma melhor qualidade do sono aumenta a capacidade do corpo para combater mais facilmente infeções e doenças.

Lembre-se destes benefícios do sono sempre que lhe apetecer ficar acordado até mais tarde para ver um filme, navegar nas redes sociais ou para jogar aquele jogo no computador. Faça escolhas inteligentes e saudáveis, lembre-se que mais uma hora de sono por dia pode ter importantes benefícios na sua saúde.

Se por acaso tem dificuldade em adormecer, se dorme mal ou se nota que acorda com sensação de cansaço por falta de um sono retemperador, consulte a nossa equipa de Pneumologia para efetuar um Estudo do Sono.