Alergias na primavera
A primavera chegou, trazendo consigo dias mais longos, temperaturas amenas, flores coloridas e árvores mais verdes. Mas, para muitas pessoas esta estação significa também muitos espirros, nariz entupido e tosse. São as alergias sazonais – também chamadas de febre dos fenos ou rinite alérgica -, que podem causar muito desconforto para quem vive com elas.
A boa notícia é que existem algumas medidas simples que pode adotar para manter as alergias sazonais sob controle, de forma que possa aproveitar todas as coisas boas que esta estação tem para oferecer.
O que são as alergias sazonais?
Em primeiro lugar, vamos tentar compreender o que são as alergias sazonais, que afetam tantos milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas pessoas sofrem de alergias na primavera, enquanto outras sofrem mais no verão, outono ou mesmo inverno, dependendo dos alergénios a que reagem. Alguns indivíduos podem sofrer de alergias durante a maior parte do ano, se forem alérgicos a vários tipos de pólen. Pessoas com alergias ao pelo de animais de estimação, aos ácaros ou ao bolor podem também apresentar sintomas durante todo o ano.
Mas quando começam as alergias na primavera? E quando acabam? A resposta a essas questões depende muito da localização e do clima – em muitas áreas do país, as alergias de primavera geralmente começam em fevereiro e duram até o início do verão. Em áreas com clima mais ameno, por exemplo, alguns pólens podem durar mais tempo, enquanto os lugares mais húmidos ou com mais chuvas geralmente apresentam contagens de pólen mais baixas.
Para viver melhor a primavera e minimizar os efeitos físicos das alergias, poderá ter em atenção algumas medidas, e alterações de hábitos, que podem ajudar. Acima de tudo, importa reduzir a exposição aos fatores que desencadeiam os sintomas de alergia alergénios e, para isso, deve fazer o seguinte:
- em dias secos e ventosos, fique em casa;
- evite cortar relva, arrancar ervas daninhas ou outras tarefas de jardinagem que podem provocar alergénios no ar à sua volta;
- tire as roupas que usou ao ar livre e tome banho para retirar o pólen da pele e do cabelo;
- não pendure roupa a secar no exterior – o pólen pode ficar nos lençóis, toalhas e vestuário;
- se executar tarefas no exterior, utilize uma máscara respiratória;
Principalmente em dias em que as contagens de pólens estão altas, ou seja, quando existe muito pólen no ar, siga os seguintes conselhos:
- verifique numa estação de rádio ou TV, ou consulte a Internet, para se manter informado sobre as previsões de níveis de pólen no ar;
- caso existam previsões de níveis elevados de pólen, tome os seus anti-histamínicos antes do início dos sintomas;
- feche as portas e janelas à noite, se possível, ou em qualquer outro momento em que a contagem de pólen esteja alta;
- evite atividades ao ar livre logo de manhã, quando as contagens de pólen são mais altas;
- mantenha o ar limpo no interior da habitação.
Embora não existam produtos milagrosos que possam eliminar todos os alergénios em casa, tenha em atenção o seguinte:
- use o ar condicionado, para evitar abrir as janelas;
- se tiver ar condicionado em casa, ou no trabalho, use filtros de alta eficiência e faça manutenção regular;
- mantenha o ar interno seco, com recurso a um desumidificador, para evitar o desenvolvimento de bolores;
- limpe o chão frequentemente com um aspirador de pó com filtro HEPA.
Se os sintomas se intensificam ou se tem dúvidas sobre qual a melhor forma de combater as suas alergias sazonais, consulte um médico Imunoalergologista – este especialista poderá fazer testes que comprovam quais os alergénios a que reage e ajudar na melhor forma de atenuar os efeitos da alergia.