ACONTECIMENTOS

DICAS

Consulta de Sinistralidade Desportiva: Excelência Hospital de Santa Maria – Porto

A consulta de sinistralidade do Hospital de Santa Maria – Porto possui um núcleo duro de atendimento composto por onze médicos Ortopedistas e uma médica de Clínica Geral, disponíveis para um atendimento diferenciado, entre as 08h30 e as 18h00, de segunda a sexta-feira, em todas as semanas do ano civil.

Os doze elementos estão organizados para que o atendimento esteja sempre assegurado por dois profissionais séniores, perfeitamente habilitados para gerir as mais diversas situações de traumatologia, nomeadamente os novos desafios lançados pela área desportiva.

Para além deste atendimento Ortotraumatológico de primeira linha, existem extensões do grupo para quase todas as especialidades, nomeadamente Cirurgia Plástica, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, ORL, Pneumologia e Psiquiatria, sendo possível obter um parecer destas outras especialidades de forma simples e rápida.

O Hospital possui ainda duas valências que são extraordinariamente importantes neste contexto:

  1. Um serviço de Radiologia altamente eficiente, capaz de responder com radiologia na hora e outros meios de imagem como ecografia, TAC e RMN, num período extremamente curto. Este serviço compreende profissionais médicos, técnicos e equipamento ao melhor nível, sendo capaz de gerar uma resposta eficiente mesmo em situações de prazos muito limitados que frequentemente acompanham as situações de trauma.
  2. Um serviço de Medicina Física e de Reabilitação dotado dos melhores meios, técnicos e recursos, capaz de atendimento e prestação de cuidados muito exigentes como no caso da medicina desportiva, onde a sua função é imprescindível para uma completa recuperação ao mais alto nível.

Desde há muitos anos que o grupo de profissionais da consulta de sinistralidade do Hospital de Santa Maria-Porto aposta na diferenciação como via de acesso à prestação de cuidados de nível excelente na área da traumatologia. A organização interna privilegia o conceito do “best doctor”, particularmente no que respeita aos cuidados cirúrgicos, onde cada um dos cirurgiões ortopédicos possui uma formação master numa área específica, sendo reconhecido como tal pelos seus pares.

Neste sentido, após a receção e estudo preliminar, cada caso é secundariamente encaminhado para a pessoa do grupo mais habilitado e competente na resolução do problema do utente. O grupo possui especialistas dedicados às áreas de cirurgia da coluna, anca, ombro joelho, pé, tornozelo e mão, encontrando-se capacitado para resolver os problemas traumatológicos da mais variada natureza e gravidade de forma eficiente e actualizada.

Os casos cirúrgicos são encaminhados para o excelente bloco operatório do Hospital onde existem todos os tipos de facilidades e recursos necessários para este tipo de intervenções cirúrgicas.

Os períodos pós operatórios decorrem num Hospital centenário, recentemente modernizado que se preocupa em oferecer serviços de enfermagem e hotelaria perfeitamente adaptados às exigências e necessidades dos nossos utentes.

Todo o grupo envolvido faz um esforço coletivo para minimizar o sofrimento, incómodo e sequelas das lesões provenientes da traumatologia desportiva, tendo em vista a recuperação e o rápido retorno a actividade.

 

dr_rui_lemos

 

Prof. Doutor Rui Lemos

Ortopedista