ACONTECIMENTOS

DICAS

Cuidar os pés no Verão

O verão chegou e cuidar dos pés é essencial durante a estação quente. Com a mudança climática e vagas de calor excessivo, os pés ficam mais propensos a alterações dérmicas que podem ser muito frequentes nesta altura do ano, tais como fissuras e micoses.

Existem, no entanto, cuidados básicos e atitudes que se devem ter em conta:

Cuidados na praia e piscinas:

Em primeiro lugar deve-se ter cuidado em relação à qualidade da areia e em que condições vamos expor os nossos pés sem alguma proteção, uma vez que pode ser um meio de contaminação, provocando dessa forma algumas doenças dérmicas.

Devemos usar sempre que possível calçado de proteção e verificar sempre a qualidade do local onde nos vamos descalçar e usufruir de locais que tenham água com controlo de qualidade, quer seja nas praias ou em piscinas.

Proteção dos pés:

É sempre importante no verão falar da proteção solar porque, tal como o resto do corpo, a proteção dos pés contra os raios UV é obviamente essencial. Nesta estação do ano normalmente expomos mais os pés ao sol e, por isso, devemos usar proteção solar com frequência, designadamente no peito do pé.

Higiene diária dos pés:

Em todas as estações do ano devemos ter sempre cuidados gerais de higiene dos pés, tais como lavar com sabão neutro e secar bem todo o pé, de modo a evitar dermatopatias. É importante hidratar diariamente com cremes específicos, evitando assim fissuras e outras queratopatias.

Atenção ao calçado:

O calçado é outro fator com grande influência na saúde dos pés no verão, sendo uma das principais causas para alterações dérmicas que podem surgir. No verão, o calçado deve ser mais ligeiro e aberto, o que, se por um lado permite um caminhar mais leve, também deixa os pés mais expostos a possíveis lesões.

Por isso importa escolher calçado de qualidade em tecido em detrimento do plástico, variando de calçado fechado para sandálias ou chinelos. Deve-se também alternar diariamente o calçado e guardá-lo sempre em local fresco e arejado.

Hidratação dos pés no verão:

Como no resto do ano, a hidratação dos pés é fundamental para evitar possíveis calosidades e outras alterações dérmicas.

É essencial fazer uma boa hidratação diária com um creme específico para os pés, de preferência com uma base de ureia, o que permitirá uma boa saúde dos pés, evitando o excesso de queratina em locais de maior fricção. Na hidratação, deve-se insistir sobretudo em zonas como os calcanhares e ante-pé, por serem zonas mais suscetíveis a secura por uso de calçado mais inadequado.

Não esquecer que devemos olhar para os nossos pés durante todo o ano – eles são fundamentais para desenvolver a maioria das nossas tarefas do quotidiano, pelo que cuidá-los é essencial para o nosso bem-estar geral. Seja por questões profissionais, desportivas, de saúde ou mesmo do dia-a-dia, observar uma vigilância atenta dos pés é da maior importância.

Sempre que necessário, devemos recorrer à ajuda de um profissional cuja principal missão é cuidar da saúde dos pés – o seu podologista pode ajudar a manter uma boa saúde dos seus pés e a identificar e tratar atempadamente qualquer condição clínica que surja.

Marque a sua consulta de Podologia no Hospital de Santa Maria – Porto e garanta uma boa saúde dos seus pés durante todo o ano!

 

 

Dr. Nuno Faria

Podologista