ACONTECIMENTOS

DICAS

Ria muito, pela sua saúde!

Rir pode não ser o melhor remédio, mas é de certeza um dos melhores! Os cientistas e investigadores têm vindo a estudar o riso e os seus benefícios e os estudos que têm sido realizados demonstram que uma boa dose de gargalhadas tem grandes benefícios para a saúde em geral.

Neste Dia Mundial do Riso, que se celebra hoje, 18 de janeiro, salientamos como o riso é importante e apresentamos seis benefícios que uma boa gargalhada pode trazer para a sua saúde e bem-estar geral.

  1. Alivia a dor

O riso verdadeiro liberta endorfinas, que são hormonas produzidas naturalmente pelo sistema nervoso para responder a situações de dor ou stress. Um efeito da libertação dessas hormonas é exatamente o de aumentar a tolerância à dor. Desta forma, o riso ajuda a aliviar a dor crónica e faz com que o doente se sinta melhor.

  1. Melhora a saúde do coração

Uma boa gargalhada é saudável para o coração, na medida em que rir aumenta a quantidade de oxigénio no sangue e a frequência cardíaca, contribuindo para uma boa saúde deste músculo.  O riso é na verdade um ótimo exercício cardiovascular, especialmente para aqueles que, devido a outras patologias ou lesões, não podem praticar atividade física. Rir obriga o coração a bombear com mais intensidade e queima tantas calorias por hora quanto caminhar com passo lento a moderado.

  1. Reduz a tensão arterial

O riso pode ajudar a reduzir a tensão arterial, o que contribui para diminuir o risco de doença cardiovascular, como enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

  1. Reduz os níveis de stress

Ao contribuir para reduzir o nível de hormonas nocivas libertadas pelo stress, o riso reduz simultaneamente a ansiedade e o nível de stress que nos afetam no dia-a-dia. Além disso, a redução das hormonas do stress pode resultar num melhor desempenho do sistema imunológico.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Ao reduzir os níveis de stress e ao libertar mais endorfinas, o riso está a ajudar na proteção contra os vírus e inflamações e a contribuir para fortalecer o sistema imunológico em geral. Quando o organismo enfrenta uma ameaça, como um vírus, por exemplo, são ativadas as células T, que são células especializadas do sistema imunológico. O riso ativa as células T, que imediatamente começam a atuar para ajudar a combater a doença.

  1. Aumenta a sensação de bem-estar

Rir ajuda a aliviar o humor e aumenta a sensação de bem-estar. Contribui, comprovadamente, para diminuir a depressão crónica e a ansiedade, além de dar forças para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Os médicos descobriram que as pessoas que têm uma visão positiva da vida tendem a combater melhor as doenças do que as pessoas que tendem a ser mais negativas.

Por isso, o nosso conselho é – sorria sempre, ria muito e viva com mais alegria!