ACONTECIMENTOS

DICAS

Semana Europeia do Desporto – saúde do atleta

Na Semana Europeia do Desporto, o Hospital de Santa Maria – Porto sensibiliza para a prevenção da saúde do desportista, destacando a importância da realização do Exame Médico-Desportivo para avaliar a condição física do atleta e excluir a existência de qualquer patologia, nomeadamente cardiovascular, que possa pôr em risco a sua saúde ou até a sua vida.

Se está a pensar regressar à atividade física ou se até já o fez, então está na altura de realizar um Exame Médico-Desportivo completo. Tal como os atletas de alta competição precisam de estar sempre atentos à sua saúde e forma física para manter altos níveis de performance, também um desportista amador precisa de avaliar a sua condição física, preferencialmente antes de praticar qualquer desporto ou, no caso de ser um praticante regular, no início de cada época.

O Exame Médico-Desportivo no Hospital de Santa Maria – Porto é realizado por um médico especialista e consiste numa avaliação médica que se inicia pela recolha da história clínica, antecedentes pessoais e familiares, exame sumário de diferentes órgãos e sistemas, com especial atenção à hipertensão arterial, diabetes, patologias do foro ortopédico, patologia do foro auditivo e visual, finalizando com o preenchimento do respetivo atestado médico-desportivo (que dispõe de impresso próprio) e termina emitindo parecer sobre a existência ou não de contraindicações para a prática da modalidade, com ou sem restrições.

Inclui também a realização de um Eletrocardiograma (ECG) e um Raio-X Torácico. Este exame é obrigatório para todos os atletas federados e sem ele o seguro desportivo não pode ser efetuado. Quer a consulta quer os exames são realizados no mesmo dia, nas instalações do hospital, de forma célere e com o conforto de poder realizar tudo num só local.

De salientar que é obrigatório indicar o desporto que pratica e por isso a existência de contraindicação com ou sem restrições ou a não existência das mesmas é para essa modalidade.

É importante fazer um Exame Médico-Desportivo mesmo que não tenha como finalidade o preenchimento do boletim para efeitos de processo federativo, uma vez que permite verificar o estado de saúde do examinado e, acima de tudo, tratar atempadamente patologias que se detetem na avaliação e delinear procedimentos futuros para uma vida mais saudável.

De salientar, ainda a propósito da Semana Europeia do Desporto, que esta unidade de saúde tem um enfoque muito especial nas áreas de Ortopedia e Medicina Desportiva, dispondo de várias especialidades que permitem um apoio constante aos atletas: Cirurgia, Medicina Física e Reabilitação, Terapia Hiperbárica, Cardiologia, Imagiologia, entre outras especialidades complementares.

O Hospital de Santa Maria – Porto, através de uma equipa clínica multidisciplinar, pode proporcionar-lhe, além da avaliação física, um acompanhamento personalizado para melhorar a sua performance e acompanhar a sua evolução ao longo de determinado período.

Pratique atividade física em segurança – marque agora o seu Exame Médico-Desportivo, através do 225 082 000.