Instrutores de surf das escolas Porto e Matosinhos vão aprender a salvar vidas
O Hospital de Santa Maria – Porto, em colaboração com o “Porto & Matosinhos Wave Series 2018”, realiza na sexta-feira, 15 de Junho, pelas 16 horas, no Edifício Transparente, no Porto, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa para Instrutores de Surf. A iniciativa surge no âmbito da parceria com o “Porto & Matosinhos Wave Series 2018” e visa dotar os instrutores e monitores de surf das praias destes concelhos das competências necessárias para assistir pessoas em paragem cardiorrespiratória.
O curso vai dar aos formandos competências no domínio do Suporte Básico de Vida (SBV), nomeadamente na capacidade de executar compressões torácicas de alta qualidade e ventilações eficazes, parte integrante da cadeia de sobrevivência. O uso de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em segurança, as situações especiais de pré-afogamento e obstrução da via aérea também serão abordadas.
“Na praia, os surfistas podem fazer a diferença para salvar uma vida, principalmente nos casos de pré-afogamento ou de acidente dentro de água. Para isso, é importante terem não apenas as noções básicas de SBV, mas também que dominem os conceitos mais complexos e a utilização de equipamento para controlo de paragem cardiorespiratória. Por isso, é com muita satisfação que proporcionamos este curso aos instrutores de surf das escolas do Porto e Matosinhos, no âmbito do Wave Series 2018”, salienta Lurdes Serra Campos, directora geral do Hospital de Santa Maria – Porto.
Este Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa para Instrutores de Surf é certificado pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), logo, reconhecido a nível internacional.
O curso é coordenado por Elizabete Neutel, médica anestesiologista e sub-especialista em Cuidados Intensivos, responsável pela Unidade de Cuidados Intermédios e do Doente Critico (UCIC) do Hospital de Santa Maria – Porto, sendo a equipa de formadores composta por instrutores creditados pelo CPR. Trata-se de um curso completo, com módulos teóricos e módulos práticos que incluem a aprendizagem do uso de DAE em situações críticas. A entidade formadora é a Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSM).
O Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo é um dos primeiros níveis de cuidados na vítima em PCR. Na Europa milhares de pessoas colapsam e morrem por Enfarte Agudo do Miocárdio. Estas mortes poderiam ser evitadas se a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) fosse iniciada de imediato. O Suporte Básico de Vida (SBV) é parte da RCP e implica compressões de elevada qualidade e ventilações eficazes. A causa mais comum de PCR no adulto é uma perturbação do ritmo designada por Fibrilação Ventricular. O DAE é um dispositivo utilizado para converter este ritmo através de um ou mais choques e restaurar a função cardíaca. Um dos objetivos fundamentais deste curso é a realização de um SBV de elevada qualidade com a utilização do DAE em segurança.