Potenciais Evocados

Potenciais Evocados

Os Potenciais Evocados (PE) são um conjunto de testes neurofisiológicos do sistema nervoso que permitem a avaliação funcional das vias nervosas do Sistema Nervoso Central e Periférico, assim como a atividade eléctrica do cérebro em resposta a estímulos visuais, sonoros ou táteis.

 

PROCEDIMENTO:

Potenciais Evocados Visuais:

O Paciente irá ficar sentado em frente a um écran e os elétrodos são colocados no couro cabeludo, de modo a captarem os sinais resultantes dos estímulos visuais. É importante que o paciente fixe o centro do écran onde irão surgir diversos padrões em xadrez. É estimulado um olho de cada vez. É importante que esteja relaxado e descontraído. DURAÇÃO: 30 minutos.

Potenciais Evocados Auditivos:

O paciente irá ficar deitado e utilizar uns auscultadores através dos quais irá receber estímulos sonoros. Os elétrodos são colocados na cabeça e nas orelhas. É importante que esteja relaxado e descontraído. DURAÇÃO: 1 hora.

Potenciais Evocados Somatossensitivos:

O paciente irá ficar deitado e serão colocados elétrodos no couro cabeludo e em diversas localizações do corpo, como os pulsos, tornozelos, pernas, região cervical e lombar. Através desses elétrodos são aplicadas descargas elétricas muito leves que irão originar diversos tipos de respostas. DURAÇÃO: 1 hora.

PREPARAÇÃO: É importante trazer roupa larga, principalmente as calças, e evitar meia-calça ou leggings. Deve manter a pele seca (não utilizar cremes ou hidratantes) e retirar pulseiras e anéis.