Guia de Acolhimento

Encontre aqui toda a informação sobre a melhor forma de beneficiar dos nossos serviços de Internamento — o nosso objectivo é ajudá-lo a restabelecer-se o mais rapidamente possível. Esforçar-nos-emos para que, durante a sua estadia, se sinta rodeado de atenção, conforto e carinho. Não hesite em solicitar a nossa ajuda sempre que necessite.

SERVIÇOS DE INTERNAMENTO

Realize o seu processo de internamento no Piso 0 com a nossa equipa administrativa, para o que deverá apresentar toda a documentação que lhe foi fornecida previamente pelo seu médico assistente.

Aqui será incluído no seu processo clínico o Consentimento Informado (se preenchido previamente na consulta) assinado por si e pelo seu médico, após ter sido esclarecido pelo mesmo da sua proposta terapêutica.

No serviço de internamento será recebido por um enfermeiro que o orientará na sua instalação e o informará sobre os procedimentos subsequentes.

1. SERVIÇOS DE INTERNAMENTO

Os serviços de internamento estão dotados de quartos privados e semiprivados, com duas camas e instalações sanitárias adequadas à sua higiene e adaptadas a pacientes com mobilidade reduzida.

Os vários serviços de internamento do Hospital são os seguintes:

  • Pavilhão de Santa Clara
  • Pavilhão de S. Francisco
  • Pavilhão de S. José
  • Pavilhão Irmã Rita de Jesus
  • Pavilhão Senhora das Neves
  • Pavilhão Menino Jesus
  • Pavilhão de Sto. António

2. ESTADIA

O que deve trazer

Apesar de poder existir no seu processo individual alguma informação administrativa, clínica e social, é aconselhável ter consigo:

  • Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade
  • Cartões do Hospital, da Segurança Social, do Subsistema de Proteção na Doença (SAMS, ADSE, ADME…)
  • Exames complementares de diagnóstico e informações médicas
  • Um saco pequeno com roupão, chinelos, roupa interior, objectos e produtos de higiene pessoal, pijamas ou camisas de dormir
  • Passatempos preferidos (revistas, livros, jornais, música)

O que não deve trazer

  • Alimentos, bebidas e outras substâncias que se deteriorem à temperatura ambiente e que não são aconselhados no processo terapêutico
  • Dinheiro, cheques, jóias e outros objectos de valor. Se não teve oportunidade de os entregar à sua família pode pedir à Tesouraria para os guardar no cofre.

O Hospital não se responsabiliza pelos objectos que não foram confiados à sua guarda.

Visita médica

A visita médica é assegurada pelo seu médico assistente. Nela podem participar vários profissionais da equipa de saúde que lhe presta cuidados.

Informação Clínica

De acordo com a legislação em vigor, toda a informação sobre a evolução do estado de saúde do doente será disponibilizada diretamente ao próprio.

Nos casos em que o doente se encontre incapaz de receber ou transmitir essa informação, o acompanhante ou um familiar direto poderá substituí-lo. Para tal deverá dirigir-se ao serviço de internamento e solicitar informações.

Informações via telefone aos familiares podem ser prestadas através do telefone 225 082 000.

Realização de exames e tratamentos

Nas instalações do Hospital serão realizados todos os exames complementares e tratamentos que o seu médico assistente considere necessários, tais como:

  • Radiografia
  • Ecografia
  • Tomografia Computorizada
  • Ressonância Magnética
  • Ecocardiografia
  • Endoscopia
  • Análises Clínicas
  • Mamografia
  • Osteodensitometria.

Refeições

De acordo com as ementas disponíveis vai ter oportunidade de escolher com antecedência as refeições do almoço e do jantar.

Se tiver hábitos ou necessidades alimentares específicos, comunique-os ao seu médico e enfermeira para serem tidos em consideração na orientação da sua dieta.

As refeições são servidas nos quartos, nos seguintes horários:

Horário
Pequeno-almoço A partir das 08:00h
Almoço A partir das 12:00h
Lanche A partir das 16:00h
Jantar A partir das 19:00h
Ceia A partir das 22:00h

3. VISITAS E ACOMPANHANTE

MEDIDAS EXCECIONAIS COVID-19

Nas instalações do Hospital é obrigatória a utilização de máscara cirúrgica, mesmo dentro do quarto, se em contacto com os profissionais. Os acompanhantes são permitidos, desde que apresentem um Teste PCR (com validade 72 horas) efetuado em locais credenciados ou certificado de cura com menos de 6 meses. Estes poderão também escolher com antecedência as refeições do almoço e do jantar, que são servidas no quarto. Durante toda a permanência no internamento ficam confinados ao quarto, estando interditas circulações, salvo exceções previamente autorizadas. Tratando-se de menores, o acompanhamento dos pais ou encarregados de educação nas áreas clínicas comuns, internamento, bloco operatório e sala de recobro, só é permitido mediante a apresentação de teste PCR (com validade de 72 horas) ou certificado de cura com menos de 6 meses.

VISITAS

As visitas devem ser pré-agendadas junto do serviço de internamento, estando permitida apenas 1 visita por utente, em dias alternados, a partir do segundo dia de internamento. A duração máxima das visitas é de 60 minutos, nos seguintes horários; das 11:00h às 12:00h, das 15:00h às 16:00h e das 20:00h às 21:00h. Está disponível rede Wi-Fi de internet em todas as áreas para que possa utilizar meios de contacto não presenciais. Para obter informações, contacte 225 082 000 para falar com a equipa médica/enfermagem.

Lembre-se sempre da importância de cumprir a etiqueta respiratória e a higiene das mãos.

4. OUTROS SERVIÇOS

Assistência Religiosa

No Hospital há uma capela e um Padre Capelão, que presta assistência espiritual permanente, assim como Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores, que prestarão a assistência que solicitar.

O horário das missas, na capela, é o seguinte:

Semana: 7h30

Domingos e dias santos: 10h30

Comunicação com o exterior – Se professar uma religião diferente, pode solicitar a presença do seu ministro. Faremos todos os possíveis para facilitar estes contactos.

Telefone – No seu quarto dispõe de telefone privativo. Nos quartos semiprivados não há telefone privativo, porém, existe um telefone disponível no Serviço.

Correio – Pode expedir e receber a sua correspondência através da secretaria.

Telemóvel – Há locais no hospital onde o uso destes aparelhos é condicionado ou mesmo proibido. Cumpra rigorosamente as indicações. Utilize o modo de vibração ou toque no volume mínimo. Lembre-se que deve respeitar a hora do silêncio e os outros doentes.

Internet – No seu local de internamento, poderá aceder à internet, bastando para tal informar o responsável do Serviço.

5. ALTA HOSPITALAR

Sendo a alta um momento importante do seu tratamento, todos os elementos da equipa de saúde intervêm na previsão das condições em que esta se vai processar.

Tentaremos, sempre que possível, programá-la consigo, com o seu acompanhante ou familiares e, eventualmente, com as entidades a que necessite de ser referenciado.

A decisão da data em que deixará o Hospital compete ao seu médico assistente.

Antes de deixar o hospital, deverá:

Esclarecer com os profissionais que cuidaram de si todas as dúvidas e confirmar as orientações sobre os cuidados a ter em casa.

Confirmar que tem: o relatório médico de alta, o certificado de incapacidade temporária (atestado do médico) e as receitas dos medicamentos devidamente identificados (vinhetas e carimbos); a data de marcação da próxima consulta e exames; os seus objetos pessoais.

Se, após a alta, lhe surgirem dúvidas ou houver agravamento do seu estado de saúde deverá contactar o médico ou equipa que o trata, ou o serviço onde esteve internado, através do telefone 225 082 000. Nota: Com este contacto poderá evitar uma deslocação desnecessária ao hospital.

Esperamos que o atendimento no nosso hospital corresponda às suas expetativas. A nossa equipa de médicos, enfermeiros, auxiliares e cuidadores terá sempre como principal objetivo e preocupação o seu bem-estar e o máximo conforto na sua estadia.