Encontre aqui toda a informação sobre a melhor forma de beneficiar dos nossos serviços de Internamento — o nosso objectivo é ajudá-lo a restabelecer-se o mais rapidamente possível. Esforçar-nos-emos para que, durante a sua estadia, se sinta rodeado de atenção, conforto e carinho. Não hesite em solicitar a nossa ajuda sempre que necessite.
SERVIÇOS DE INTERNAMENTO
Realize o seu processo de internamento no Piso 0 com a nossa equipa administrativa, para o que deverá apresentar toda a documentação que lhe foi fornecida previamente pelo seu médico assistente.
Aqui será incluído no seu processo clínico o Consentimento Informado (se preenchido previamente na consulta) assinado por si e pelo seu médico, após ter sido esclarecido pelo mesmo da sua proposta terapêutica.
No serviço de internamento será recebido por um enfermeiro que o orientará na sua instalação e o informará sobre os procedimentos subsequentes.
1. SERVIÇOS DE INTERNAMENTO
Os serviços de internamento estão dotados de quartos privados e semiprivados, com duas camas e instalações sanitárias adequadas à sua higiene e adaptadas a pacientes com mobilidade reduzida.
Os vários serviços de internamento do Hospital são os seguintes:
- Pavilhão de Santa Clara
- Pavilhão de S. Francisco
- Pavilhão de S. José
- Pavilhão Irmã Rita de Jesus
- Pavilhão Senhora das Neves
- Pavilhão Menino Jesus
- Pavilhão de Sto. António
2. ESTADIA
O que deve trazer
Apesar de poder existir no seu processo individual alguma informação administrativa, clínica e social, é aconselhável ter consigo:
- Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade
- Cartões do Hospital, da Segurança Social, do Subsistema de Proteção na Doença (SAMS, ADSE, ADME…)
- Exames complementares de diagnóstico e informações médicas
- Um saco pequeno com roupão, chinelos, roupa interior, objectos e produtos de higiene pessoal, pijamas ou camisas de dormir
- Passatempos preferidos (revistas, livros, jornais, música)
O que não deve trazer
- Alimentos, bebidas e outras substâncias que se deteriorem à temperatura ambiente e que não são aconselhados no processo terapêutico
- Dinheiro, cheques, jóias e outros objectos de valor. Se não teve oportunidade de os entregar à sua família pode pedir à Tesouraria para os guardar no cofre.
O Hospital não se responsabiliza pelos objectos que não foram confiados à sua guarda.
Visita médica
A visita médica é assegurada pelo seu médico assistente. Nela podem participar vários profissionais da equipa de saúde que lhe presta cuidados.
Informação Clínica
De acordo com a legislação em vigor, toda a informação sobre a evolução do estado de saúde do doente será disponibilizada diretamente ao próprio.
Nos casos em que o doente se encontre incapaz de receber ou transmitir essa informação, o acompanhante ou um familiar direto poderá substituí-lo. Para tal deverá dirigir-se ao serviço de internamento e solicitar informações.
Informações via telefone aos familiares podem ser prestadas através do telefone 225 082 000 (chamada para rede fixa nacional).
Realização de exames e tratamentos
Nas instalações do Hospital serão realizados todos os exames complementares e tratamentos que o seu médico assistente considere necessários, tais como:
- Radiografia
- Ecografia
- Tomografia Computorizada
- Ressonância Magnética
- Ecocardiografia
- Endoscopia
- Análises Clínicas
- Mamografia
- Osteodensitometria.
Refeições
De acordo com as ementas disponíveis vai ter oportunidade de escolher com antecedência as refeições do almoço e do jantar.
Se tiver hábitos ou necessidades alimentares específicos, comunique-os ao seu médico e enfermeira para serem tidos em consideração na orientação da sua dieta.
As refeições são servidas nos quartos, nos seguintes horários:
Horário | |
Pequeno-almoço | A partir das 08:00h |
Almoço | A partir das 12:00h |
Lanche | A partir das 16:00h |
Jantar | A partir das 19:00h |
Ceia | A partir das 22:00h |
3. VISITAS E ACOMPANHANTE
VISITAS
Ao utente internado é permitido receber três visitas diárias, alternadas, tendo sido adotadas regras específicas para o efeito. O horário estabelecido é das 15h30 às 21h00. Ao utente com acompanhante está igualmente autorizado receber o mesmo número de visitas por dia, aplicando-se o mesmo horário. No caso de utentes a cumprir isolamento por COVID-19 no internamento, a visita está autorizada, sendo disponibilizados EPI de acordo com o nível de exposição. No caso dos utentes em idade pediátrica são permitidos acompanhantes diurnos.
Para obter informações, contacte 225 082 000 (chamada para rede fixa nacional) para falar com a equipa médica/enfermagem.
MEDIDAS EXCECIONAIS COVID-19
Nas instalações do Hospital é obrigatória a utilização de máscara cirúrgica, mesmo dentro do quarto, se em contacto com os profissionais.
Lembre-se sempre da importância de cumprir a etiqueta respiratória e a higiene das mãos.
4. OUTROS SERVIÇOS
Assistência Religiosa
No Hospital há uma capela e um Padre Capelão, que presta assistência espiritual permanente, assim como Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores, que prestarão a assistência que solicitar.
O horário das missas, na capela, é o seguinte:
Semana: 7h30
Domingos e dias santos: 10h30
Comunicação com o exterior – Se professar uma religião diferente, pode solicitar a presença do seu ministro. Faremos todos os possíveis para facilitar estes contactos.
Telefone – No seu quarto dispõe de telefone privativo. Nos quartos semiprivados não há telefone privativo, porém, existe um telefone disponível no Serviço.
Correio – Pode expedir e receber a sua correspondência através da secretaria.
Telemóvel – Há locais no hospital onde o uso destes aparelhos é condicionado ou mesmo proibido. Cumpra rigorosamente as indicações. Utilize o modo de vibração ou toque no volume mínimo. Lembre-se que deve respeitar a hora do silêncio e os outros doentes.
Internet – No seu local de internamento, poderá aceder à internet, bastando para tal informar o responsável do Serviço.
5. ALTA HOSPITALAR
Sendo a alta um momento importante do seu tratamento, todos os elementos da equipa de saúde intervêm na previsão das condições em que esta se vai processar.
Tentaremos, sempre que possível, programá-la consigo, com o seu acompanhante ou familiares e, eventualmente, com as entidades a que necessite de ser referenciado.
A decisão da data em que deixará o Hospital compete ao seu médico assistente.
Antes de deixar o hospital, deverá:
Esclarecer com os profissionais que cuidaram de si todas as dúvidas e confirmar as orientações sobre os cuidados a ter em casa.
Confirmar que tem: o relatório médico de alta, o certificado de incapacidade temporária (atestado do médico) e as receitas dos medicamentos devidamente identificados (vinhetas e carimbos); a data de marcação da próxima consulta e exames; os seus objetos pessoais.
Se, após a alta, lhe surgirem dúvidas ou houver agravamento do seu estado de saúde deverá contactar o médico ou equipa que o trata, ou o serviço onde esteve internado, através do telefone 225 082 000. Nota: Com este contacto poderá evitar uma deslocação desnecessária ao hospital.
Esperamos que o atendimento no nosso hospital corresponda às suas expetativas. A nossa equipa de médicos, enfermeiros, auxiliares e cuidadores terá sempre como principal objetivo e preocupação o seu bem-estar e o máximo conforto na sua estadia.