ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Herói Por Um Dia – sessão de recolha de sangue

Na próxima terça-feira, 17 de maio, o Hospital de Santa Maria – Porto e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) promovem nova edição da iniciativa “Herói Por um Dia”, uma campanha conjunta de apelo à dádiva de sangue.

A sessão de recolha de sangue será feita nas instalações deste hospital, entre as 14h00 e as 19h00, em condições de total segurança e conforto para os dadores. As colheitas serão feitas pelos técnicos do IPST, com o apoio das equipas do Hospital de Santa Maria – Porto. No final, é oferecido um lanche a todos os dadores.

“Sabemos a importância que estas iniciativas têm para equilibrar as reservas de sangue nacionais, em especial num período em que a recolha foi mais difícil. Por essa razão, antecipando o Dia Mundial do Dador de Sangue, realizamos mais uma edição desta iniciativa no hospital e apelamos a todos para que sejam “heróis por um dia”  refere Lurdes Serra Campos, diretora geral do Hospital de Santa Maria – Porto.

Condições para ser dador:
  • idade compreendida entre os 18 e os 65 anos (para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos);
  • bom estado de saúde;
  • ter hábitos de vida saudáveis;
  • peso igual ou superior a 50kg.
Porque doar sangue é tão importante

A cada dois segundos há uma pessoa que precisa de sangue para sobreviver. O sangue é necessário para mulheres com complicações durante a gravidez e parto, crianças com anemia grave, muitas vezes resultante de malária ou desnutrição, vítimas de acidentes, pacientes cirúrgicos e com cancro.

Há uma necessidade constante de um fornecimento regular de sangue porque se trata de um produto que só pode ser armazenado por um período limitado de tempo antes da sua utilização. A doação regular de sangue por um número suficiente de pessoas saudáveis ​​é necessária para garantir que o sangue esteja sempre disponível quando e onde for necessário.

O sangue é o presente mais precioso que alguém pode dar a outra pessoa – o dom da vida. A decisão de doar o sangue pode salvar uma vida, ou mesmo várias, se o sangue for separado pelos seus vários componentes – glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma – que podem ser usados ​​individualmente para pacientes com condições específicas.

Tudo (re)começa com uma pessoa que doa generosamente o seu sangue. Ajude-nos a salvar vidas – dê sangue e seja herói por um dia!