ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Hospital de Santa Maria – Porto apoia o desporto nacional

Num ano em que se realizaram os jogos da XXXII Olimpíada, provavelmente os Jogos Olímpicos mais estranhos de sempre devido à pandemia, mas nos quais a delegação portuguesa superou as expectativas ao conquistar quatro posições de pódio, entre as quais uma medalha de ouro, também o Hospital de Santa Maria – Porto continua o seu investimento no apoio ao desporto em várias modalidades. Padel, andebol, surf, ciclismo e corrida são algumas das atividades desportivas que integram a estratégia de sponsoring desta unidade de saúde especializada em Ortopedia e Medicina Desportiva.

Este ano, são quatro as modalidades que contam com o patrocínio e com o apoio presencial das equipas do Hospital. A época arrancou em maio, com o patrocínio oficial ao Open Hospital de Santa Maria – Porto, organizado pela Quinta de Monserrate – Sport Club do Porto, e inserido no calendário oficial de provas da Federação Portuguesa de Padel. Nesta modalidade, destaque ainda para o apoio do hospital dado às atletas Ana Catarina Nogueira, jogadora profissional de padel portuguesa e ex-tenista internacional e a primeira atleta nacional a ganhar o Madrid Masters, e Catarina Vilela, também uma atleta nacional federada e jogadora do WPT.

Também em maio teve início a sexta edição do Porto&Matosinhos Wave Series, um evento que reúne um conjunto de competições de desportos de ondas disputados nas praias do Porto e Matosinhos, que desde a sua criação conta com o Hospital de Santa Maria – Porto como parceiro oficial para a área da saúde. O hospital está presente em todas as provas – desde surf, stand up padle e bodyboard – com uma equipa de enfermagem.

No andebol, à semelhança de anos anteriores, neste verão de 2021 o Hospital de Santa Maria – Porto esteve presente no circuito regional de andebol de praia – o And’Praia 2021 – com a equipa oficial de Fisioterapia para apoio aos atletas durante as provas. O hospital marcou ainda presença nas duas últimas etapas do Circuito Nacional de Andebol, também com uma equipa de fisioterapeutas para apoio aos atletas.

Em 2019 o Hospital de Santa Maria – Porto iniciou o seu apoio a um desporto com mais de cem anos de existência cuja história se confunde com a da bicicleta e que continua a ser um dos favoritos em Portugal, impulsionando também a adesão dos amadores a esta atividade. Foi nesse ano que o investimento desta unidade passou a contemplar o patrocínio ao Grande Prémio de Ciclismo do Jornal de Notícias, uma das mais importantes provas nacionais da modalidade que, em 2021, conhece a sua 30.ª edição. Assim, entre 31 de agosto e 5 de setembro próximos, o Hospital de Santa Maria – Porto sai para a estrada, acompanhando a realização do Grande Prémio de Ciclismo do JN, passando por oito municípios da região Norte.

“Somos um hospital com uma forte componente de Ortopedia e de Medicina Desportiva, pelo que a presença no desporto foi desde sempre encarada como uma parte da nossa estratégia de Comunicação. Queremos estar junto dos atletas, nas várias modalidades desportivas, mas também apoiar atividades que tenham como objetivo a adoção de hábitos de vida saudáveis, que privilegiem a saúde e o bem-estar”, refere Lurdes Serra campos, diretora geral do Hospital de Santa Maria – Porto.

De referir que, ao logo dos anos, vários renomados atletas, nacionais e internacionais, têm sido tratados neste hospital, como é o caso de João Félix, Pepe, Gonçalo Guedes, Jackson Martinez ou Danilo, entre tantos outros. “Para além de cirurgiões e ortopedistas nacionais, existem também reputados cirurgiões internacionais que elegem o nosso hospital para a realização de intervenções cirúrgicas, das mais simples às mais complexas, o que representa o reconhecimento pela qualidade dos nossos serviços e cuidados de saúde”, conclui Lurdes Serra Campos.