ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Hospital de Santa Maria – Porto oferece Rastreio de Escoliose

A escoliose é uma patologia da coluna, que pode afetar pessoas de qualquer idade mas que, na maioria das vezes, começa em crianças entre os 10 e os 15 anos. Manifesta-se através de uma curvatura da coluna para um dos lados, muitas vezes visível a olho nu. Quando detetada a tempo, a escoliose pode ser corrigida. A maioria dos casos de escoliose é leve e requer unicamente vigilância e exercício físico para reforço muscular. No entanto, nalguns casos pode piorar à medida que as crianças crescem e estar indicada a sua correção cirúrgica.

No mês em que se celebra o Dia Internacional de Sensibilização para a Escoliose, o Hospital de Santa Maria – Porto e a sua equipa de Ortopedia oferecem um Rastreio de Escoliose, dirigido a crianças entre os 8 e os 16 anos. O rastreio, que se realiza no dia 27 de junho, é gratuito e inclui uma consulta de avaliação com os médicos ortopedistas com especialização na Patologia da Coluna, Rui Pinto e Ângelo Encarnação. As vagas são limitadas, pelo que deverá ser feita uma inscrição prévia, através do telefone 225 082 000.

Sintomas de escoliose:

Os sinais de escoliose aos quais os pais devem estar atentos são os seguintes: ombros irregulares, ter uma omoplata mais proeminente que outra, uma anca mais alta que a outra, um lado da caixa torácica que se projeta para a frente ou uma proeminência num dos lados das costas quando inclina o corpo para a frente. Na maioria dos casos de escoliose, a coluna gira ou torce além de curvar de um lado para o outro. Isso faz com que as costelas ou músculos de um lado do corpo fiquem mais salientes do que os do outro lado.

Curvas leves podem desenvolver-se sem que você ou o seu filho se apercebam, porque aparecem gradualmente e geralmente não causam dor. Ocasionalmente, são os professores, amigos e companheiros de equipa desportiva os primeiros a notar a escoliose de uma criança.

Consulte o seu médico se notar sinais de escoliose no seu filho – ou inscreva-o agora neste rastreio!