ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

InBody – novo exame permite análise completa da composição corporal

Neste mês de outubro, no qual a comunidade médica e científica alerta para vários temas de saúde, tais como a necessidade de adotar hábitos alimentares saudáveis, o Hospital de Santa Maria – Porto está a promover o novo exame que analisa a composição corporal. Tendo em consideração a importância desta análise para a prevenção de várias doenças, o Hospital de Santa Maria – Porto adquiriu um equipamento que permite uma análise muito completa da composição corporal – o InBody 770.

É essencial garantir uma composição corporal equilibrada para manter a saúde, mas a simples avaliação do peso, por si só, não é suficiente para uma análise correta. É por essa razão que esta análise é mais completa e aprofundada, de forma a permitir:

  • personalizar o tratamento, seja ele dietoterápico ou médico;
  • monitorizar os efeitos das abordagens utilizadas (planos alimentares, farmacológica, procedimentos cirúrgicos ou tratamentos de fisioterapia);
  • maximizar os resultados pretendidos;
  • prevenir o desenvolvimento de comorbilidades (diabetes, hipertensão, dislipidemias).

“Trata-se de uma avançada tecnologia de bioimpedância, que fornece uma informação completa sobre a composição corporal atual e uma orientação para a ideal. É um novo conceito de diagnóstico, sofisticado e diferenciador, que constitui uma importante ferramenta para auxiliar no tratamento de várias patologias, como doenças cardíacas, diabetes, excesso de peso e obesidade, ou mesmo para o acompanhamento de atletas de alto rendimento”, afirma Lurdes Serra Campos, diretora geral do Hospital de Santa Maria – Porto.

Através de uma análise de composição corporal não invasiva, em poucos minutos o InBody avalia e fornece uma folha de resultados muito completa, que permite:

  • obter valores objetivos de peso e dos diferentes componentes: gordura, massa muscular, gordura visceral e água, que permitem avaliar o risco de patologias como a obesidade;
  • monitorizar os resultados das intervenções efetuadas, melhorando o programa de reabilitação física e evitando complicações e perda de massa muscular;
  • detetar desequilíbrios hídricos resultantes de processos inflamatórios;
  • motivar para a adesão ao plano terapêutico seja ele alimentar/nutricional, farmacológico ou de fisioterapia.

Este método de avaliação da composição corporal, indolor e não invasivo, pode aplicar-se a crianças (desde os 3 anos) e indivíduos de todas as idades, incluindo séniores, assim como a doentes crónicos (diabéticos, hipertensos, obesos, portadores de patologia oncológica) e doentes com desnutrição. O exame é realizado em consultório pela equipa de Nutrição, tendo um valor de 25€.

Marque o seu exame – faça uma análise completa da sua composição corporal, fácil e fiável, que permite avaliar a condição do corpo.