MÉDICOS

Dr. Jorge Couto e Silva

CIRURGIA GERAL

Currículo Académico

Licenciado em 1985 em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Curso de Formação em Patologia das Vias Biliares no Instituto de Clínica Geral da Zona Centro.

Estágios Clínicos: Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, E.P.E. e Centro de Saúde dos Carvalhos; Hospital de Santo António; Royal Infirmary of Hull (Inglaterra); Hospital Clinic (Barcelona, Espanha) na preparação do Transplante Hepático.

 

Carreira profissional

Grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar da Especialidade de Cirurgia Geral.

É Assistente Hospitalar no Hospital de Santo António (HGSA). Neste Hospital, geriu a Consulta externa de Cirurgia geral do Hospital de Santo António. Criou a Unidade Hepato-Bilio-Pancreática no Departamento de Cirurgia do HGSA, onde foi também cirurgião e monitor de dois cursos de Laparoscopia.

Membro do Grupo de Trabalho para a Transplantação Hepática e da Equipa de Colheita e Transplante de Órgãos do HGSA.

Implementou e é Diretor do Programa de Transplantação Hepática e da Unidade de Transplantação Hepática e Pancreática do HGSA. Foi Cirurgião do Programa de Transplantação Hepática do HGSA.

É responsável pelo Registo Europeu de Transplantação Hepática e pelo Registo Mundial da Transplantação Hepática na PAF (Polineuropatia Amiloidótica Familiar).

É professor auxiliar convidado de Cirurgia no Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS. Ministrou um curso de formação sobre Patologia das Vias Biliares e Pancreática no Instituto de Clínica Geral da Zona Centro.

Filiações em Sociedades Científicas: Sociedade Portuguesa de Transplantação (Vice-Presidente), Comissão para o Acompanhamento e Desenvolvimento da Doação e Transplantação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPS), Comissão de Revisão dos Critérios de Aceitação e Alocação de Fígado do IPS, Comissão Técnica para a operacionalização do Programa de Colheita de órgãos em dador em paragem cardio-circulatória do IPS.