ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Rastreio gratuito de doença cardiovascular

No âmbito da iniciativa “12 Meses, 12 Rastreios”, que o Hospital de Santa Maria – Porto lançou este ano para ajudar a população no diagnóstico precoce de um conjunto de patologias, realiza-se na segunda-feira, 14 de fevereiro, o Rastreio aos Fatores de Risco de Doença Cardiovascular. Na data em que se celebra, em simultâneo, o Dia Mundial da Doença Coronária e o Dia dos Namorados, o Hospital promove mais uma ação de rastreio de saúde à qual designou “Bate, Bate Coração”, à semelhança dos anos anteriores.

“Esta ação vai decorrer ao longo do ano em complemento da atividade do Hospital de apoio social à população do Porto. Com a crise pandémica que o país enfrenta, conseguimos mobilizar as nossas equipas clínicas, de enfermagem, de imagiologia para a oferta de vários rastreios num conjunto de patologias em que o diagnóstico precoce é um fator fundamental para o sucesso do tratamento e/ou cura”, explica Lurdes Serra Campos, diretora-geral do Hospital de Santa Maria – Porto. No total, serão mais de 500 consultas e outros tantos exames que, durante o ano, serão oferecidos.

Bate, Bate Coração

“O seu coração está em forma para viver um grande amor?”, este é o desafio que o Hospital lança, neste Dia dos Namorados, à população entre os 40 e os 65 anos de idade, aos quais é dirigida a iniciativa “Bate, Bate Coração”. Esta iniciativa envolve a oferta de 25 consultas e exames de rastreio totalmente gratuitos, contando com a colaboração da equipa de Enfermagem, Cardiologia, Nutrição e Medicina Interna. O rastreio inclui inquérito, avaliação de parâmetros vitais, de peso corporal e de índice de massa gorda, realização de eletrocardiograma e uma consulta de Medicina Interna.

É muito importante que os doentes tragam consigo as suas últimas análises de rotina, incluindo creatinina e colesterol, que, associados a todos os exames e avaliações que serão feitas neste rastreio, constituem parâmetros importantes para a quantificação do risco de doença cardiovascular.