ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Rastreio nutricional avalia riscos associados à obesidade

Para comemorar o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, que se celebra no próximo sábado, 22 de maio, o Hospital de Santa Maria – Porto realiza uma ação de rastreio nutricional, com o objetivo de sensibilizar para os riscos associados à obesidade e ao excesso de adiposidade, bem como promover um estilo de vida mais saudável. Este rastreio é dirigido a toda a população a partir dos 18 anos, decorrendo entre as 14h30 e as 18h30, nas instalações do Hospital.

Coordenado pelo serviço de Nutrição, e com a colaboração da equipa de enfermagem, o rastreio incluiu a avaliação ponderal e a medição dos perímetros da cintura e da anca, bem como os respetivos cálculos da sua correlação com os riscos cardiovasculares, a monitorização da tensão arterial e a análise dos níveis de glicemia.

Neste rastreio serão também dados alguns conselhos alimentares e soluções práticas para ajudar as pessoas a manter um peso saudável ou seguir uma dieta específica, se for o caso.

Este rastreio tem um cariz solidário, pelo que a inscrição compreende o pagamento de um valor simbólico de 5€, que revertem integralmente para apoio ao projeto social “Porta Solidária”. As inscrições são limitadas às vagas existentes e devem ser realizadas através do telefone 225 082 000.

“Trata-se de uma iniciativa que pretende alertar as pessoas para os riscos do excesso de peso e, paralelamente, sensibilizar para a importância de seguir hábitos e uma alimentação saudável. A nossa equipa de Nutrição associa-se desta forma à luta contra a obesidade, que representa um grave problema de saúde pública”, refere o Dr. Rui Pinto, diretor clínico do Hospital de Santa Maria – Porto