ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Reabilitação oral sobre implantes

A reabilitação oral total através de implantologia dentária tem sido um dos serviços mais procurados na unidade de Medicina Dentária do Hospital de Santa Maria – Porto. Trata-se de um tratamento adaptado a cada doente, que permite substituir dentes em falta, permitindo enormes benefícios ao nível da autoconfiança e qualidade de vida dos pacientes.

Os implantes dentários podem ser utilizados para substituir qualquer um dos dentes ou até todos os dentes da cavidade oral, desde que haja condições ósseas. Após um estudo clínico e radiográfico do doente, os implantes são colocados através da realização de uma pequena cirurgia realizada em ambulatório na sala cirúrgica dos serviços clínicos, com anestesia local. O doente sai no mesmo dia com uma prótese fixa provisória aparafusada sobre os implantes, que mantém durante quatro a seis meses, após o que lhe é confeccionada uma prótese fixa definitiva implantosuportada.

A cirurgia para colocação de um implante dentário é um procedimento indolor que visa substituir as raízes dos dentes perdidos por um parafuso em titânio e sobre esse mesmo parafuso (implante dentário) é colocada uma prótese fixa aparafusada.

Os implantes dentários oferecem uma excelente alternativa à reabilitação tradicional protética removível, dando uma enorme melhoria de qualidade de vida aos pacientes e uma situação muito próxima da dentição natural.

Em funcionamento desde há quase 10 anos, o Serviço de Medicina Dentária do Hospital de Santa Maria – Porto tem vindo a otimizar os seus serviços de forma a oferecer tratamentos diferenciados e, também, a apoiar outras especialidades dentro do hospital, como é o caso da Cirurgia Plástica Maxilo-Facial. Liderada pelos médicos dentistas Rui Veloso e António Figueiredo Machado, este Serviço de Medicina Dentária é hoje uma referência a nível nacional pelo trabalho desenvolvido há mais de 20 anos com pacientes na área da Sinistralidade (acidentes pessoais, acidentes de trabalho e acidentes de viação).

“É com muita satisfação que, ao longo dos anos, fomos reabilitando os nossos pacientes da área da Sinistralidade que, posteriormente, nos procuram a título particular para o acompanhamento e seguimento da sua saúde oral, tanto para eles como para os seus familiares e amigos. Isto é prova do reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos aqui nos nossos serviços clínicos”, refere, o Dr. Rui Veloso (coordenador clínico da especialidade de Medicina Dentária).

Com dois gabinetes de consulta, uma sala de cirurgia e o apoio de uma equipa multidisciplinar, a Medicina Dentária do Hospital de Santa Maria – Porto oferece um conjunto diversificado de serviços para o tratamento da cavidade oral, desde a Ortodontia à Reabilitação Oral de todas as lesões e patologias da cavidade oral.

A clínica está em pleno funcionamento, respeitando todas as indicações e medidas de contingência ditadas pela Direção Geral de Saúde, de forma a minimizar o risco de contágio, como aliás, sempre foi o seu procedimento habitual, mesmo antes da pandemia de COVID-19.

“Temos um atendimento individualizado de cada situação clínica e, estando integrados numa unidade hospitalar, contamos com o apoio de todo um conjunto de outras especialidades médicas. A área da Reabilitação Oral e Implantologia é uma das nossas grandes apostas, dada a experiência de muitos anos no tratamento e reabilitação de situações complexas na área da Sinistralidade”, salienta Rui Veloso.

Se tem dúvidas quanto à saúde dos seus dentes ou precisa de um conselho em saúde oral, consulte os nossos especialistas. Marque a sua consulta através do telefone 225 082 064.

 

 

Dr. Rui Veloso

Estomatologista

 

 

 

Dr. António Machado

Estomatologista