ACONTECIMENTOS

NOTÍCIAS

Hospital de referência na humanização de cuidados de saúde

O Hospital de Santa Maria – Porto, fundado em 1888 pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, é hoje uma unidade de saúde de referência, que oferece consultas em mais de 30 especialidades médicas e disponibiliza exames nas áreas de Endoscopia Digestiva, Imagiologia, Cardiologia, Pneumologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, bem como serviços de Medicina Física e Reabilitação, Medicina Dentária e até mesmo tratamentos na área da Medicina Hiperbárica.

“Temos uma forte componente de Ortopedia e Traumatologia, que complementamos com mais de 30 especialidades médicas e cirúrgicas. O bloco operatório, com seis salas, um serviço de internamento com um cuidado excecional no conforto e bem-estar dos pacientes, com um total de 156 camas, e um serviço de Medicina Física e Reabilitação, com piscina de hidroterapia aquecida, constituem as instalações desta Unidade. No entanto, a mais valia deste Hospital são os profissionais que cá trabalham e contribuem para o tratamento de todos os doentes”, explica Rui Pinto, médico Ortopedista e diretor clínico do Hospital de Santa Maria – Porto.

A atividade do hospital é apoiada por um serviço de Imagiologia com equipamento de vanguarda em todas as vertentes, que permite a realização de diagnósticos eficazes e exames de maior precisão. Com a aquisição do novo equipamento de ressonância magnética, é agora possível também a realização de exames inovadores para as mais variadas especialidades. Este serviço, assim como todos aos exames das diferentes áreas antes descritos, está disponível para os utentes em consulta ou referenciados por entidades externas ao hospital.

Destaque também para o serviço de Medicina Física e Reabilitação, assegurado por uma equipa de clínicos e fisioterapeutas especializados nas diferentes áreas de intervenção, nomeadamente a hidroterapia, a fisioterapia (lesões desportivas, reabilitação pós-operatória, doenças neurológicas degenerativas, paralisia facial, etc.), a terapia da fala e a terapia ocupacional.

Importa ainda salientar o novo Centro de Medicina Hiperbárica da Biobárica, equipado com uma câmara de média pressão, aprovada pelo INFARMED, que permite o tratamento e recuperação de diversas patologias e situações clínicas. Precedido de uma consulta com clínicos com a competência nesta área, este tratamento está indicado para a recuperação de atletas de alto rendimento, situações de pós-operatório, feridas crónicas, fibromialgia, fadiga, cefaleias, entre tantas outras. Com este tipo de equipamento, a oxigenoterapia hiperbárica tem demonstrado excelentes resultados no tratamento de lesões traumáticas agudas e crónicas, diminuindo de forma mais rápida a inflamação e o edema e acelerando o processo de cicatrização.

O hospital possui convenções com os principais subsistemas de Saúde, incluindo com a ADSE, o que facilita o acesso dos beneficiários a cuidados de saúde da mais alta qualidade, numa unidade de saúde privada onde se pode encontrar um conjunto de serviços no mesmo espaço, permitindo a realização de consultas e exames num menor período de tempo, sem deslocações desnecessárias.

“O nosso compromisso nos dias correntes, e desde sempre, é continuar a oferecer serviços de saúde de excelência, com todo o conforto e em segurança, dedicados a toda a família, abrangendo todas as faixas etárias”, conclui o Dr. Rui Pinto.